Tuesday, October 06, 2009

MONARQUIAS...


Todos os anos, no dia em que se comemora a abolição da monarquia, vulgarmente conhecido por "Dia de Implantação da República" e que formalmente foi, aparecem umas pessoas que gostam de ser fotografadas a dizer que querem discutida a possibilidade de restauração da monarquia.

Este ano, apareceram entre essas pessoas, duas que se destacaram especialmente:

Um jovem adulto, cujo nome não fixei, que disse que brindava (com uma bebida) ao actual Presidente da República, pelos inestimáveis contributos que tem dado ultimamente para a causa monárquica.

Humor finíssimo! Absolutamente impagável....

O outro cavalheiro, eu sei parte do seu nome mas não me apetece mencioná-lo. O que me espantou ao vê-lo envergar uma camisola com uma frase estampada:
«EU QUERO UM REI»,
é ser ele o homem que as Leis da República trataram melhor!!!
desde 1910.


Só espero que o Banco de onde ele foi principesca e escandalosamente "despachado" nunca venha a ser nacionalizado, pois lá vai o "príncipe" adquirir o estatuto de Funcionário Público aposentado e assim, com a reforma que lhe foi atribuída aos 49 anos,
a Segurança Social
vai à falência em menos de cinco anos.....


Mas pensando bem, o homem até tem razão:
como tem uma reforma principesca...
precisava de um Rei, sim senhor!....


SEM ANOS DE REPÚBLICA........


Monday, October 05, 2009

99 ANOS DE ABOLIÇÃO DA MONARQUIA




A POLÍTICA,
É O GOVERNO
DA REPÚBLICA


O governo de uma República, na sua essência, é um processo, é um conjunto de procedimentos, em que alguns Cidadãos, supostamente os mais capazes e mais generosos, se disponibilizam, se oferecem, para cuidar do governo do que é de todos.

Se assim fosse na realidade, a República seria sempre governada tão bem quanto é possível com os conhecimentos de que a sociedade dispõe. E os seus governantes sairiam da governação no final das suas missões, exactamente com os mesmos bens patrimoniais com que tinham entrado.

Teríamos então, em cada país, alguns dos cidadãos mais capazes de administrar e gerir, privados de enriquecer durante um espaço de tempo correspondente aos seus mandatos políticos.

Será isso pedir de mais às pessoas?
Será a POLÍTICA, vista assim na sua essência, uma utopia?

Será por isso que em Portugal já ninguém acredita no espírito de missão dos profissionais da política?

A Organização Internacional para a Transparência, todos os anos qualifica os países do Mundo pelo seu grau de evitação da corrupção.

Portugal, nessa tabela classificativa, desceu 4 lugares entre 2008 e 2009!!!! Está agora no 32º lugar.

Desceu 5 lugares, desde 2005!!!

As Nações Unidas, qualificam os países do Mundo em Índices de Desenvolvimento Humano (Qualidade de vida).

Portugal, desceu um lugar, de 2008 para 2009, situando-se agora em 34º lugar.

De hoje a uma semana (11/10/2009), haverá Eleições Autárquicas.

Três dos candidatos a Presidentes de Câmara, têm processos ou já foram condenados por actos de corrupção, alguns deles no exercício das funções para as quais voltam a ser candidatos.

Há uma semana, no dia 27 de Setembro, houve Eleições para o Parlamento, sendo que alguns nomes de candidatos também estão na mesma situação.

E sobre alguns governantes no activo e outros que já não estão em funções, é melhor nem falar. Leiam-se os jornais diários e semanários de Julho, Agosto, Setembro e desta primeira semana de Outubro (nomeadamente o Público, Diário de Notícias e Expresso), e ficamos afogados numa imensa tristeza de ver que, como escreveu Fernando pessoa,


« (...) o Império se cumpriu. Falta cumprir-se Portugal».


Decididamente, falta cumprir-se A REPÚBLICA.

É por isso que este Blog se chama "SEM ANOS DE RÉPÚBLICA"

Hoje, lá se comemoraram (de alguma forma...) 99 anos de abolição da Monarquia,
mas ...

SEM ANOS DE REPÚBLICA.