SATURNÁLIA
A SEGUNDA MORTE DE MONTESQUIEU
Se isto não é uma Saturnália, então não sei o que é.
Se ainda estivéssemos a viver no Império Romano, as saturnálias já estariam a ser preparadas, para terem o seu início em 17 de Dezembro.
Por isso, eu acho que é isso que está a passar-se...
Desde Sábado, dia 23, que temos uns senhores reunidos nas instalações do Parlamento, para darem forma ao Projecto de Orçamento de Estado 2011, antes de ser discutido e votado pelos Deputados.
Acontece que esses senhores, alguns não são Deputados nem membros do Governo, não se percebendo o que estão por lá a afzer, que não seja uma completa manifestação de incompetência ao Governo para elaborar o Orçamento de Estado e aos Deputados para o discutirem.
Eu nunca vi uma tão grande desautorização das pessoas, em função dos cargos de que estão investidas.
Nunca vi uma tão grande confusão de poderes,
que deviam manter-se
inequivocamente separados!!!
Se tudo correr "bem", isto é, se dali sair um documento final para ser aprovado pelos Deputados do PSD, os Senhores Deputados irão votar um documento que foi objecto de redacção final de uma equipa onde estão pessoas, em representação do PSD, que não são Deputados!!! MAS A QUE TÍTULO???
Se houvesse uma segunda morte das pessoas,
esta seria
A SEGUNDA MORTE DE MONTESQUIEU!!!!
Se queriam trazer alguém para a discussão, assim "numa de" árbitro com provas dadas na estruturação e saneamento das Contas Públicas, deveriam ter ido chamar o Dr. Augusto Mateus...
Já ninguém se lembra...
Já ninguém se lembra do Plano Mateus....
Já ninguém se lembra...
de porque foi tão necessário
o Plano Mateus...
PS: Às das 21 horas e 28 minnutos de ontem, dia 25, um dos canais de sinal aberto da Televisão informa-me, em directo, que os senhores "sábios" continuam reunidos numa sala de S. Bento, mas ainda não se sabem resultados.
E que, uns minutos antes, um dos "sábios" tinha saído da sala, mas veio a verificar-se que essa saída teria apenas como motivo a ida do senhor... «à casa de banho»!!!!
Aqui fica solenemente prometido a mim próprio, não voltar a ver televisão antes do dia 3 de Novembro, que é, dizem, o dia em que o dito Orçamento (seja lá isso o que for,) será votado no Parlamento (seja lá isso o que for...)
.................................................................
SEM ANOS DE REPÚBLICA....
2 Comments:
«UMA NOVELA SEM SENTIDO
(…)
Nas negociações sobre o Orçamento que o Governo e o PSD ontem decidiram romper, há um enigma que obriga a pôr em causa a boa-fé dos intervenientes (...)
(…), fica-se com a sensação de que as negociações iniciadas no sábado não passaram de um embuste destinado a fazer crer à opinião pública que ambos levavam a sério a gravidade da crise, que ambos estavam empenhados em encontrar um acordo capaz de evitar o pior.
Ontem, as máscaras caíram e ficou a perceber-se que Governo e PSD estiveram mais preocupados em gerir a pequena política do que em empenhar-se nos problemas reais. (…); mas até à votação final global vamos ter ainda de assistir a outras encenações como a da novela sem sentido que ontem acabou.»
PÚBLICO, 28 de Outubro de 2010, Editorial, (pág.38).
Finalmente, ontem, dia 30, acabou, para já a estapafúrdia encenação que foi toda aquela palhaçada do OE 2011.
Talvez, quando estivermos em plena campanha para as presidenciais, alguém tenha a lucidez e determinação de dizer à população o que foi realmente que estve ali em jogo, em termos de política paroquial; para o estrangeiro, passou a imagem de um país desgovernado.
E hoje, 31, na televisão, o prof. marcelo Rebelo de Sousa tornou pública a humilhação a que o Sócrates, enquanto primeiro ministro, se sujeitou, ao pôr o Ministro das finanças a discutir a elaboração final do OE com o sr. Catroga.
QUE GRANDE BARRETADA!!!...
Post a Comment
<< Home