OS PÓPÓS DA NOSSA RUÍNA NACIONAL
OS PÓPÓS DA NOSSA RUÍNA
No passado Domingo, 21 de Novembro de 2010, fomos matraqueados com notícias de umas pessoas da política muito preocupadas com a “exclusão”, com os “doentes”, com a “pobreza”… e tal… a caldeirada do costume, sempre que alguém quer receber votos dos eleitores ou dinheiros do Estado.
Mas também pudemos assistir a um trabalho transmitido pela estação de televisão SIC, [GRANDE REPORTAGEM], com o sugestivo título “O ESTADO A QUE O ESTADO CHEGOU”
(o ESTADO Português, entenda-se).
(o ESTADO Português, entenda-se).
Excelente trabalho jornalístico, onde se procurou entender não só «o estado a que o ESTADO chegou», http://sic.sapo.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=reportagem%20sic&videoId={FE1A233A-63A9-4855-9682-6D65FA63AE16}
mas também… como foi que cá chegou…
Entre outras maravilhas, ao minuto 20º, ficámos a saber, dito por quem foi Juiz prestigiado, do Tribunal de Contas de Portugal e do Tribunal de Contas Europeu (agora Jubilado), que foi prática corrente até 2005, as pessoas designadas por “Gestores Públicos” comprarem carros de várias cilindradas e categorias para o seu serviço, que, passados três anos (!!!) passavam à sua posse pessoal, pelo pagamento de um tal “valor residual” (uma expressão que vem das compras por leasing), que era «muito abaixo do valor comercial do carro».
Ora, desde logo, é impossível determinar ou regulamentar, para cada carro desses, o que é o valor residual e o que é o valor comercial.
Procurei descobrir o número total de “gestores públicos” em Portugal, coisa que seguramente ninguém sabe…
Mas encontrei um número numa peça jornalística: 448.
Como ninguém saberá quantos são, vamos fixar-nos num número mais redondo: 500.
Como os carros pessoais do Sr. Engenheiro Belmiro de Azevedo, o segundo homem mais rico de Portugal, que são comprados com o seu dinheiro, costumam durar 14 anos, vamos supor que estes pópós, comprados com o NOSSO DINHEIRO, e logo mais difíceis de substituir, no caso de se ter perdido o poleiro, durarão pelo menos 15 anos.
E teremos então, que, 15 anos, são 5 períodos de 3 anos.
E teremos então, que, 500 pessoas a comprarem carros 5 vezes, serão 2.500 carros.
E tendo em conta um valor médio de 60.000 EUROS para estas carripanas (por baiiiixo…muito por baixo...),
Teremos então, a rodar nas nossas estradas, uma fortuna de
€= 150.000.000
(CENTO E CINQUENTA MILHÕES DE EUROS)
[TRINTA MILHÕES DE CONTOS!!! ] .
Estes carros são propriedade privada de umas certas pessoas,
MAS FORAM PAGOS PELO NOSSO RICO DINHEIRINHO, QUE PAGÁMOS DE IMPOSTOS E QUE NOS VÃO TIRAR DA CARTEIRA A PARTIR DE 1 DE JANEIRO DE 2011.
Tudo isto terá sido feito legalmente.
A questão é:
QUEM FEZ ESTAS LEIS?
QUEM AS APROVOU?
QUE ESTADO é este?
Seguramente, como escreveu Fernando Pessoa,
«um estado de coisas nunca antes vistas»…
É SÓ UM EXEMPLO, DE COMO O ESTADO,
QUE SOMOS NÓS,
chegou ao estado de ruína em que hoje se encontra.
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SEM ANOS DE REPÚBLICA...
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6 Comments:
(P.S.)
Três anos, é o tempo de vigência dessas nomeações.
Até parece que a regra foi feita para que toda a gente fosse para casa de CARRÃO.
o País nunca pagará ao Senhor Doutor CARLOS MORENO o heróico SERVIÇO prestado com a denúncia destas e de outras caldeiradas.
Então, se bem entendi, os carros de uso pessoal do segundo homem mais rico de Portugal (em 2009 era mesmo o mais rico), o Engenheiro Belmiro de Azevedo, servem-lhe durante 14 anos.
Mas os carros de uso pessoal dos gestores dos organismos do ESTADO, só servem durante TRÊS ANOS e vem outro carro novo!!!
Dará para entender que eles trabalham 4 vezes mais que o Presidente da maior grupo de empresas de Portugal... coitados....
E aqueles carros que já não servem para o serviço de Suas Excelências, servem para Suas Excelências levarem para casa... por umas moéditas...
Diga-me uma coisa, SEM-ANOS-DE-REPÚBLICA: Você tem a certeza que esse País ainda existe?
Para mim, já não existe há mais de vinte anos: estou muito bem num país da Europa civilizada, onde os cidadãos sabem por onde anda o dinheiro dos impostos.
[Noel Reis]
CENTO E CINQUENTA MILHÕES DE EUROS...
TRINTA MILHÕES DE CONTOS...
Que vergonha...
E será como diz: "por baixo... muito por baixo".
porque se os carrões podiam ser abatidos ao Serviço com três anos, seguramente foram todos abatidos.
E assim, seguindo o seu raciocínio e os seus valores considerados, 500 titulares e 60.000€/unidade, até 2005 gastaram-se 10 MILHões de EUROS (2 MILHÕES DE CONTOS) por ano, em carrões para certas pessoas levarem para casa.
QUE VERGONHA...
QUE TRAGÉDIA...
QUE PAÍS TÃO TRISTE....
Os cortes nos vencimentos no Estado, parece que também não se aplicam a essa gente.
Nem aos funcionários do Parlamento.
As notícias são de hoje, no Diário Económico e na SIC.
Empresas Públicas:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Empresas+publicas+poderao+ajustar+cortes+salariais+desde+que+reduzam+massa+salarial+em+5.htm
Parlamento:
http://economico.sapo.pt/noticias/funcionarios-do-parlamento-escapam-a-corte-nos-salarios_105153.html
«(...) ___ vejam toda esta paz, esta prosperidade, este contentamento...
Meus senhores, não admira realmente que sejamos a inveja da Europa!
(...) ___ pátria para sempre passada, memória quase perdida.»
(Eça de Queiroz,"O Crime do padre Amaro", Outubro de 1879)
«(...) ___ vejam toda esta paz, esta prosperidade, este contentamento...
Meus senhores, não admira realmente que sejamos a inveja da Europa!
(...) ___ pátria para sempre passada, memória quase perdida.»
(Eça de Queiroz,"O Crime do padre Amaro", Outubro de 1879)
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