Monday, September 21, 2009

NÃO ME LIXEM OS NEURÓNIOS!!!



Uma das muitas coisas boas que José Sócrates fez durante este seu governo de 2005-2009, foi um programa de melhoramento curricular para pessoas que não concluíram o 9º ou o 12º Anos de Escolaridade durante a idade escolar e querem ver alargada a sua empregabilidade.
Ainda que seja conseguida com recurso a programas curriculares muito "generosos"... que se tornam ainda mais "generosos" por acção dos seus agentes aplicadores, é uma ideia de louvar.
Mas tem uma particularidade que abriu portas às mais impensáveis aldrabices, como tudo o que, neste País, envolva dinheiros do Estado (quem é que já se esqueceu dos fundos para a formação profissional do Fundo Social Europeu?!):
não há limite de idade para os formandos
.
Citemos a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, em artigo de opinião no Diário de Notícias de 21 de Setembro de 2009: «(...) O PS compromete-se a dar continuidade ao programa Novas Oportunidades e à certificação de adultos, de importância estratégica para o País e que envolve o emprego de milhares de jovens diplomados na rede de centros para o efeito criada (...)»
Na véspera, 20 de Setembro de 2009, passou na TV2 um programa sobre Iniciativa e Empreendedorismo, onde foi mostrado, a título da infindável vontade de aprender mais, um idoso de 87 anos, que acabou de ser diplomado com o 9º ANO. E gostou tanto de aprender mais, que já aceitou o desafio de se candidatar para ser diplomado com o 12ºANO.
----Bem----- explicou o senhor---- é que comecei a olhar para as pessoas que iam fazer o curso e vi que eram todas de idade avançada, embora eu seja o mais idoso (mais palavra, menos palavra, cito de memória).
E onde foi que se juntaram todos esses Velhinhos tão sequiosos da certificação de adultos?
Pois foi no Centro de Dia que funciona no Centro Paroquial de uma freguesia que fica ali pelas "fraldas" da Serra da Estrela.
E quem veio depois completar o relato da maravilha que é ver pessoas tão idosas a descobrir novos conhecimentos?
O padre da freguesia!.... Pois claro!.... que é também, pois claro! o director do Centro de Dia.
Não digo o nome da freguesia, embora a conheça muito bem, porque, pela forma "escorreita" como a coisa foi dita em televisão, estou em crer que o País está cheio de centros de dia a organizar cursos de certificação de adultos até aos 109 anos de idade....
Dar aos idosos a oportunidade de aprender mais, eu acho muito bem;
mas chamem-lhe Educação Sénior, ou até, assim mais rebuscadinho, sei lá, Saberes do Tempo, por exemplo. Agora não me lixem com isso dinheiro do estado que, teoricamente, está a ser gasto num programa escolar que é suposto ser, como escreve a Ministra, «de importância estratégica para o País!!!»

O que se passa naquele Centro de Dia, é a transferência de dinheiro do Estado, ninguém sabe ao certo para que bolsos!!!

Algum, e ainda bem, para o bolso dos tais «milhares de jovens diplomados» (e desempregados) de que fala a Ministra; mas o resto... para onde irá?

(eu vi, em 1984, alguns dossiers de Cursos de Formação Profissional subsidiados pelo Fundo Social Europeu...)

Assim, lá iremos no dia 5 de Outubro de 2010, comemorar os Cem Anos de abolição da monarquia, mas....

SEM ANOS DE REPÚBLICA

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

pois é!! E o que se aprende nessa escola de novas oportunidaes, é bastante duvidosa comparado com a formação académica de um aluno que frequente o 12º ano de escolaridade.Daqui a uns anos temos o país com uma subida na taxa de diplomados 12º ano, mas continuamos com gente que não sabe nada de coisa nenhuma. Seria melhor que nos deixassem estar assim, pelo menos naõa pareceriamos tão burros....

11:53 PM  
Blogger Eugénio Goliardo said...

Fernando Dacosta escreveu um dia que Portugal é «um povoléu que se guindou à India e se ajoelhou à inquisição».

É isso. Somos um País de faz-de-conta...

2:38 PM  
Blogger Eugénio Goliardo said...

País inconsequente, este...
Começa a ver-se no que dá esta história das Novas Oportunidades:

Este ano, entraram para as Universidades 543 alunos que não completaram o Ensino Liceal.

Um desses campeões, é mesmo o campeão das Novas Oportunidades: entrou na Universidade de Aveiro, sem ter completado o Liceu, com Classificação Final de....

VINTE VALORES!!!!

9:33 PM  

Post a Comment

<< Home